quinta-feira, 24 de maio de 2012

Entrando no agora

Suprimir a dimensão do tempo faz surgir um tipo diferente de conhecimento, que não "mata" o espírito que mora dentro de cada criatura e de cada coisa. Um conhecimento que não destrói o aspecto sagrado nem o mistério da vida e que contém um amor e uma reverência profundos por tudo que é. Um conhecimento sobre o qual a mente nada sabe.

ROMPA COM o velho padrão de negação e resistência ao momento presente. Torne uma prática desviar a atenção do passado e do futuro,afaste-se da dimensão do tempo na vida diária, tanto quanto possível.
Se você achar difícil entrar diretamente no Agora, comece observando como a sua mente tende a fugir do Agora. Vai notar que geralmente imaginamos o futuro como algo melhor ou pior do que o presente. Imaginar um futuro mehor nos traz esperança e uma antecipação do prazer. Imaginá-lo pior nos traz ansiedade. Ambos os casos são ilusões.
Ao observarmos a nós mesmos, um maior grau de presença surge automaticamente em nossas vidas. NO MOMENTO EM QUE PERCEBEMOS QUE NÃO ESTAMOS PRESENTE, ESTAMOS PRESENTE. Sempre que formos capazes de observar nossas mentes, deixaremos de estar aprisionados. Um outro fator surgiu, algo que não pertence a mente: A presença observadora.
Perceba também com que frequência a sua atenção está no passado ou no futuro. NÃO JULGUE E NEM ANALISE O QUE VOCÊ OBSERVA. Preste atenção ao pensamento, sinta a emoção, observe a reação. Não veja nada como um problema pessoal. Sentirá então algo muito mais poderoso do que todas aquelas outras coisas que você observa, uma presença serena e observadora por trás do conteúdo da mente: o observador silencioso.


do livro O Poder do Agora de Eckhart Tolle

Nenhum comentário:

Postar um comentário