segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Yin e Yang - A quietude e o movimento

por: Adriana Splendore

A observação das leis naturais deu origem ao conceito do Yin e Yang do Taoísmo,(símbolo branco e preto) muito utilizado na MTC, forças opostas que se complementam. Nada é yin ou yang o tempo todo, há um revezamento entre essas forças e uma interdependência.
Yin é a noite, o recolhimento, a espera, o feminino, a lua, o vazio. Yang é o dia, a ação, o fazer, o masculino, o sol , o cheio. Quando um atinge a sua expressão máxima se transforma no outro. No ser humano essas forças também estão presentes o homem geralmente é mais yang enquanto a mulher mais yin e ao longo de um dia podemos observar as várias alterações que vamos sentindo. Quando esses dois elementos estão proporcionais oferecem equilíbrio energético, gerando saúde.
Se estão alterados ficamos doentes, e o que pode alterar o nosso yin/ yang? Excesso de trabalho, de comida, de bebida, de vícios como o cigarro, a falta de respeito aos ritmos naturais do organismo. Agitação, insônia, nervosismo, ansiedade, fome violenta são excesso de Yang. Apatia, sonolência diurna, insegurança, timidez são excessos de Yin.
Nós mulheres uma vez por mês pelo menos nos deparamos com as sutilezas da energia Yin, quando nosso fluxo menstrual está próximo ficamos mais sensíveis, a famosa TPM veio nos visitar, precisamos entender que não temos aquela energia ativa dos outros dias do mês se não respeitamos isso ficamos instáveis, com cólicas , dores nas costas, prisão de ventre, displasia mamária e humor instável.
O primeiro passo é desintoxicar o sangue, consumir mais cálcio antes e durante a menstruação (conhecemos o cálcio como o protetor dos ossos mas ele também é um calmante). O meridiano dos rins pode estar congestionado isso explica os inchaços e o aumento de peso, precisamos diminuir o consumo de carne vermelha nesse período e usar mais chás que são diuréticos por natureza. A acupuntura pode ajudar muito nessas horas estimulando os meridianos congestionados, acalmado os excessos e tonificando os órgãos.

Por Adriana Splendore

Nenhum comentário:

Postar um comentário